As Riquezas do Patrimônio Histórico

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/10/2018
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A palavra patrimônio tem origem latina  passou a ser usada quando se referem aos bens ou riquezas materiais ou imateriais de uma pessoa (Problemas na construção de sentido), de uma família ou de uma empresa; (Ponto final) Patrimônio é tudo aquilo que pertence a uma região (Vírgula) é, (Sem vírgula) a herança do passado (Vírgula) é, (Sem vírgula) o que o povo cria; (Ponto final) É uma obrigação de todas as pessoas, (Sem vírgula) preservar, transmitir e deixar todo esse legado às gerações que virão. (Ponto final. Reestruture as discussões iniciais e apresente a tese)

Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade, os patrimônios foram construídos pelas sociedades passadas, representam uma importante fonte de pesquisa e, (Sem vírgula) preservação cultural.

No Brasil, o patrimônio histórico (Use sinônimos para resgatar ideias no texto) é gerido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi criado em 1937 (Vírgula) no governo de Getúlio Vargas, (Ponto final) Essa entidade tem o objetivo proteger e preservar os bens históricos e culturais do país, assegurando a sua permanência, com a intenção de assegurar, para as gerações futuras conhecer seu passado, suas tradições, sua história, os costumes, a cultura, a identidade de seu povo. (Articule mais as discussões. Delimite as ideias)

O patrimônio histórico (Evite repetições no texto) é a relação entre o homem, a evolução e o meio ambiente, quanto mais conhecimento o patrimônio oferece às pessoas (Vírgua) com mais facilidade elas irão resolver os problemas no presente (Ponto final) É é, importante preservar o patrimônio histórico brasileiro, as construções, os símbolos, as obras de arte, os museus, os monumentos e estátuas, pois são esses bens que fazem as pessoas conhecerem sobre o passado e, (Sem vírgula) sobre o presente. (Discussão limitada)

A visão do patrimônio histórico precisa ser como uma construção de saber, uma relação entre os indícios do passado e a vida atual é (Ponto final) É(Sem vírgula) através dos patrimônios que o povo tem uma conexão e uma visão sobre o que já aconteceu, deve-se preservar e cuidar os patrimônios históricos (Vírgula) porque são eles que fazem parte da história da humanidade e, (Sem vírgula) tem muito significado, pois é um pedaço da história dos antepassados, das suas culturas e visões. (Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos