O passado recria o presente.

Tema: Por que valorizar o patrimônio histórico?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/10/2018
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Define-se patrimônio histórico como sendo o conjunto de bens móveis, imóveis ou naturais, que possuam valor inestimável para uma população. Prédios, cidades e florestas são exemplos desse conceito. Logo, é de extrema importância que esse seja preservado, haja vista que representa um bem inestimável e serve de meio de estudo acerca das particularidades e cultura de um povo.

Em primeira análise, cabe pontuar que o patrimônio histórico apresenta um valor inestimável para a herança cultural e social de um povo. Isso porque esse representa os acontecimentos marcantes da história de uma sociedade, como guerras, dominações e vitórias, haja vista que esses acontecimentos ficam marcados nas obras arquitetônicas confeccionadas durante esses períodos. Isso é ratificado, por exemplo, nos restos do Muro de Berlin, o qual representa os anseios sociais do povo alemão durante uma era de dominação e divisões territoriais, (Sem vírgula) que sucedeu-se durante a Guerra Fria.  (Articule mais as ideias apresentadas)

Em segundo plano, é importante destacar que o legado histórico é de extrema importância para o estudo das particularidades e cultura de uma população. Isso já que, através de monumentos e construções antigas, é possível encontrar traços da religião, da língua e da cultura de uma sociedade. A título de exemplo, vale destacar os hieróglifos encontrados na pirâmide de Gize, os quais relatam a história, a cultura e a religião do povo egípcio e suas particularidades culturais, como o embalsamamentos das pessoas que morriam. (Articule mais as ideias apresentadas)

É evidente, portanto, que medidas devem ser tomadas, a fim de garantir a manutenção e proteção do patrimônio histórico. Diante disso, a ONU( Organização das Nações Unidas), em parceria com ONGs, deve, por meio do tombamentos de obras com forte valor simbólico e obras de restauração, garantir a integridade e a proteção de espaços importantes para a sociedade, a fim de garantir que o legado histórico e estudo sobre as sociedades não sejam perdidos ao longo dos anos. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos