Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/09/2018
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Revolução Industrial foi responsável pela expansão da agricultura e, posteriormente, pela introdução do agronegócio. Nesse contexto expansionista, houve o aumento da produção alimentícia e, consequentemente, fez-se necessário a inserção de agrotóxicos como auxiliares no combate às pragas. Entretanto, recentemente, tais produtos vêm sendo utilizados de forma indevida e excessiva, causando transtornos ambientais e comprometendo a saúde da população. 


Primeiramente, observa-se que o Brasil se tornou, em 2008, o maior consumidor de agroquímicos do mundo, dominado por empresas como Monsanto, Bayer e Syngenta, apresenta um percentual de uso equivalente a 5,2 litros de veneno por habitante ao ano, um número exacerbado quando comparado à produtividade agrícola desse território (Apresente a fonte do dado apresentado). Desse modo, o emprego exagerado e inadequado desses produtos é resultado, principalmente, da subordinação brasileira em relação a essas instituições, que por serem responsáveis pelo aumento da economia, acabam por “monopolizar” o país. 


Em segunda análise, nota-se que a aplicação de defensivos agrícolas gera um círculo vicioso: quanto mais se usa, maior o impacto ambiental e maior a necessidade de uso, em quantidades intensas e cada vez mais tóxicas. Dessa forma, fauna e flora são comprometidas por tais produtos, que por terem alta toxidade, exterminam outros tipos de vida que podem ser benéficas a uma lavoura, por exemplo, resultando em um desequilíbrio biológico, causando ainda, extinção de espécies, além da poluição aquática e dos solos. (Apresente exemplos)


A saúde também é prejudicada pela utilização de insumos químicos, visto que grande parte dos alimentos disponíveis estão contaminados, desencadeando (Vírgula) assim, casos de intoxicações, que variam de aguda a crônica, além de paralisias e (Vírgula) em situações mais extremas (Vírgula) o desenvolvimento de um câncer, (Sem vírgula) devido ao alto poder de mutação apresentado por esses insumos. O Instituto Nacional do Câncer afirma que não existe dose segura para a aplicação de pesticidas, e que estes podem se acumular no corpo, gerando problemas ainda mais complexos para o indivíduo.  (Explore mais as discussões)


Entende-se, portanto, que a utilização de agrotóxicos é bastante prejudicial e não agrega de forma positiva a vida da população, já que os malefícios superam vantajosamente alguns possíveis benefícios (Essa discussão não foi desenvolvida ao longo do texto). Desse modo (Vírgua) é dever do Governo restringir as aplicações o mais breve, visando à total proibição, “desmonopolizando” (Vírgula) assim, o Brasil e evitando complicações no contexto ambiental e humano. Ademais, sociedade deveria optar por alimentos orgânicos e agroecológicos, evitando a ocorrência de doenças causadas pelo consumo de agroquímicos (Reveja essa ideia). Destarte, o país não possuirá desgastes devido à negligência de grandes produtores e consumidores de pesticidas. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos