Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/09/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É controvertível a força econômica e política que o agronegócio historicamente tem no Brasil, onde o tornou o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Contudo, tal compostos químicos estão sendo utilizados inadequadamente (Vírgula) gerando riscos à saúde da população e ao meio ambiente. Como é abordado no documentário "O Veneno está na Mesa" (Vírgula) do cineastra Silvio Tendler, onde em que mostra como estamos (Evite primeira pessoa) nos alimentando mal por conta de um modelo agrário baseado no agronegócio, onde no qual o perigo é direcionado à trabalhadores pela manipulação de venenos, quanto para toda a população do campo e das cidades, (Sem vírgula) que consomem os produtos agrícolas com agrotóxicos (Reformule a ideia dessa construção). Neste aspecto, convém analisar as principais consequências e possível modelo de solução para esta inercial problemática. (As discussões do parágrafo de introdução, mas precisam ser delimitadas)

Primeiramente, as mortes e intoxicações pelo o uso destes produtos químicos acabaram tornando-se um grande problema de saúde pública. Segundo o Ministério da Saúde (Vírgula) em 2017 (Vírgula) foram registrados 4.003 casos de intoxicação por exposição a agrotóxicos em todo o país. No ano passado, 164 pessoas após entrar em contato com o veneno, e 157 ficaram incapacitados para o trabalho agrícola, sem contar intoxicações que evoluíram para doenças crônicas, como o câncer. Logo, percebemos (Evite primeira pessoa) a precariedade dos efeitos destes produtos no organismo humano. (Desenvolvimento limitado das discussões propostas. Reestruture)

Tangente ao meio ambiente, a prática destes compostos químicos gera impactos ambientais causados pela superexploração da biodiversidade. Desmatamento que direcionou o Cerrado e a Mata Atlântica serem introduzidas na busca imediata por biomas ameaçados de extinção, contaminação do solo pelo uso indiscriminado de fertilizantes e antibióticos. São alguns dos exemplos dos efeitos ambientais, mostrando a necessidade em amenizar cada vez mais esta técnica agrícola. (Discussão superficial. Articule as ideias apresentadas)

Pode-se dizer, portanto, que é preciso intensificar a produção de alimentos orgânicos, com projetos governamentais de investimentos na agricultura familiar para que futuramente seja suficiente ao consumo e importação. Tais medidas associadas ao controle da produção alimentícia agrícola, (Sem vírgula) tornará benéfica ao meio ambiente. Afinal, assim será possível ao menos garantir a saúde e o desenvolvimento de uma nação mais prolongada. (Desenvolvimento superficial da proposta de intervenção. Reestruture)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos