Veneno econômico

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/09/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um problema que tem nome desde épocas de Guerras (Reformule a ideia dessa construção). O Agrotóxico já foi usado como arma em conflitos mundiais, e só foi ser utilizado na agricultura com a Revolução Verde, logo após a Segunda Guerra Mundial. A fome era um grande problema, e a solução chegou de forma fácil, mas suas consequências são notórias até hoje. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Em primeiro lugar, é importante lembrar dos pontos positivos que o uso desses métodos pode trazer, que são amplamente eficientes e economicamente viáveis. O Brasil atual tem a exportação de commodities como um dos principais pontos de renda econômica, e o sucesso da agricultura depende da aplicação desses produtos, (Sem vírgula) que combatem pragas e doenças. Lavouras inteiras poderiam ser destruídas sem o uso dos agroquímicos, e a produção de alimentos para o mercado interno e externo estaria comprometida. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Entretanto, por mais que a utilização dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) possa ser benéfica, existe um grande ponto a ser discutido: os problemas socioambientais que eles podem trazer. O primeiro lugar da lista dos países que mais utilizam a aplicação de pesticidas na agricultura está com o Brasil, e pesquisas estão continuamente mostrando os solos que são afetados, pessoas que desenvolvem problemas crônicos, psicológicos e a ligação da infertilidade e até mesmo do câncer a esse tipo de produto agrícola. Os casos mais agudos ficam com os agricultores de contato direto. Intoxicação advindas do uso de agrotóxicos não é problema exclusivo dos humanos. A biodiversidade pode ser ameaçada. Polinizadores como abelhas, essenciais para a natureza, podem ser afetados pelo uso dos defensivos. (Reestruture as discussões)

Assim, por mais que ruralistas e ambientalistas se posicionem contraditoriamente sobre os pesticidas usados no Brasil, é indiscutível a dependência dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) para a agricultura nacional. Sendo extremamente nocivos, ou não, o uso precisa ser fiscalizado e moderado, (Sem vírgula) para que não haja riscos à saúde de quem consome, e nem prejuízos para aqueles que produzem. A propaganda comercial deve continuar informando claramente as advertências sobre os riscos, sejam quais forem. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos