Agrotóxicos no Brasil

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/09/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se, (Sem vírgula) que o uso de agrotóxicos é um problema nacional.. (Ponto final) Embora, (Sem vírgula) esses produtos sejam benefícios para a agricultura,eles agridem o meio ambiente. Dentre alguns fatores estão: a contaminação e a poluição do solo,ar,água e serem nocivos aos seres vivos. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução)

É importante citar, (Sem vírgula) a poluição e contaminação dos solos nas regiões onde se pratica a agricultura, pois estes pesticidas (Não retoma uma ideia específica no texto) podem ocasionar a redução de sua fertilidade (Cuidado com a ambiguidade),diminuir a biodiversidade deste local,provocando acidez e erosão do lugar.Assim tornando um local impróprio para a agricultura. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento. Delimite e explore os argumentos)

Percebe-se que o ar e água são expostos aos pesticidas podem contaminar lagos e rios (Problemas na construção de sentido). Além disso,doenças como câncer e intoxicações sofridas pelos seres humanos e seres vivos. (Sem ponto final)têm grande probabilidade de aparecer por causa desses pesticidas (?), afetando também a atmosfera. (Desenvolvimento superficial, além de apresentar problemas na construção de sentido. Reformule)

Conclui-se (Redundância, pois se trata de um parágrafo conclusivo. Use conjuções conclusivas)(Sem vírgula) que é necessário uma intervenção do ministério da saúde, da educação e da agricultura,com o objetivo de solucionar esta problemática. Através de programas os quais ensinem outras formas de cuidar da plantação, como cuidar das doenças provocadas por este produto e o da agricultura para garantir um cuidado adequado da terra. (Proposta superficial. Reestruture)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos