O veneno está na mesa

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É inquestionável que a agricultura representa um setor econômico significativo para o Brasil. O sucesso da mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) pode ser atribuído pelo uso de agrotóxicos, produto utilizado para eliminar qualquer tipo de pragas ou doenças que ameacem uma plantação. Entretanto, os males que substâncias químicas acarretam à saúde e ao meio ambiente, se usados excessivamente, são alarmantes. E, dada a fiscalização ineficiente, o país serve o veneno na mesa. (Apresente a tese)

Magnificação trófica resume-se no acúmulo de algumas substâncias nos seres, de tal modo, se as mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade) forem tóxicas, certamente os últimos elementos de uma cadeia alimentar tendem a ser prejudicados. Por exemplo, o uso de um determinado agrotóxico em uma lavoura pode infiltrar o curso d'água e contaminar um peixe, o homem que deste se alimentar tem a intensificação dos efeitos devido ao aumento das substâncias tóxicas. Por isto a importância do uso controlado e fiscalizado de agrotóxicos. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Por conta do uso de produtos tóxicos favorecerem o aumento da produtividade e a queda de custos, há um projeto de lei (Qual? Cite no texto) no qual ruralistas propõem a desburocratização do uso de pesticidas. Em contraposto, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) ressalta os problemas sobre o consumo dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). A ineficiência na fiscalização sanitária permite que muitos produtores rurais burlem as leis, já que não existe uma fiscalização assídua quanto aos produtos e quantidades em contato com o solo. (Evite discussões superficiais no texto)

Visto tal problemática, cabe a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), juntamente ao Ministério da Agricultura (Vírgula) uma fiscalização eficaz e oferecimento de treinamentos à produtores rurais, (Sem vírgula) para que ultilizem agrotóxicos legais e de maneira coerente. De modo a, (Sem vírgula) não oferecerem problemas àqueles que cultivam, consomem e riscos ambientais. (Proposta superficial. Reestruture)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos