Os prós e contras do uso de agrotóxicos

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/09/2018
Nota tradicional: 270
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O uso de agrotóxicos no Brasil é um tema que está tendo bastante repercussão (Por quê? Desenvolva essa discussão no texto). Agrotóxicos ou pesticidas são produtos usados para o combate à pragas em plantações, sem eles existem grandes problemas com pragas, porém, (Sem vírgula) eles podem causar muitos problemas ao meio ambiente e à saúde humana. (Use sinônimos para resgatar o sentido no texto. Além disso, reestruture as discussões e apresente a tese)

Todas as plantações podem ter pragas (Virgula) e sem proteção a perda de produtos é muito grande, o jeito utilizado para lidar com esse problema é o uso de pesticidas que previnem um ataque de uma determinada praga à plantação. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)

Porém os pesticidas podem contaminar o solo, as águas e o ecossistema da região, causando até a extinção de várias espécies (Seja mais específico ao apresentar essas discussões no texto) e a inutilização de solos e fontes de água como rios e lagos. (Desenvolvimento superficial)

Com a contaminação das águas, solos e até às vezes (Problemas na construção de sentido) os produtos muitas pessoas se contaminam, podendo ocorrer a contração (Reformule) de várias doenças como o câncer. (Não compreende a estrutura do texto)

Resumindo (Evite esse tipo de construção), sem eles as colheitas rendem menos e os preços sobem (Vírgula) e com eles há a chance dos consumidores e o meio ambiente saírem prejudicados. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 270 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos