Mais uma lição de Paulo Freire

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/09/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Promulgada pela ONU (Oranização das Nações Unidas), em 1948, a Declaração dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à saúde e ao bem estar social. No entanto, os constantes usos de agrotóxicos (Vírgula) no Brasil, impossibilitam que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nesse sentido, convém analisarmos (Evite primeira pessoa) as principais consequências de tal postura negligente para a sociedade.

É indubitável que o uso de agrotóxicos traga traz benefícios para a agricultura, pois sem a sua aplicação as lavouras estarão sujeitas aos mais diversos tipos de praga. Conquanto, quando essa medida faz-se frequente e excessiva, os danos são profundamente nocivos aos seres humanos. Segundo pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério de Saúde, o uso de agrotóxicos podem causar diversas doenças e (Vírgula) entre elas o câncer, o que faz dessa prática algo alarmante e inadmissível.

Outrossim, destaca-se a falta de fiscalização de órgãos competentes como impulsionador do problema. De acordo com Émile Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o número de fiscais, bem como a disponibilidade de recursos não é suficiente, o que prejudica´e muitas vezes, (Sem vírgula) impossibilita os servidores de realizarem uma fiscalização periódica. (Reveja as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

Infere-se, portanto, (Redundância) que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Destarte, o Poder Legislativo, (Sem vírgula) deve ampliar as leis ambientais através dos deputados com o apoio da população (Vírgula) a fim de que as multas sejam mais severas com aquelas pessoas que fizerem uso indevido de agrotóxico. Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e essas mudam o mundo (Em caso de citação, use aspas). Logo (Vírgula) o Ministério da Educação (MEC) deve instituir, nas escolas, palestras ministradas por ambientalistas, a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras assim como na alegoria da caverna de Platão (Discussão não desenvolvida no texto).

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos