O uso de agrotóxicos no Brasil

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/09/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No cenário atual, é sabido que o Brasil está entre os países que mais usam agrotóxicos. Sabe-se ainda, (Sem vírgula) que o uso do mesmo, (Sem vírgula) é um impasse negligenciado pelo governo, atingindo a população trabalhadora e consumista, além do meio ambiente e animais. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

No campo, as composições químicas são usadas para evitar que as pragas estraguem a produção agrícola. No entanto, essas substâncias causam intoxicação de trabalhadores e respectivamente de consumidores. Logo, é indubitável que o direito básico à segurança (Reveja essa ideia), estabelecido pela Constituição brasileira, sejam assegurados às pessoas. (Reestruture e explore mais as discussões)

Adentrando nesse contexto, os animais também são alvo dos produtos tóxicos usados na agropecuária brasileira. Esses agrotóxicos que vão para o rio, por exemplo, cessam a vida dos peixes, ou mesmo causam a contaminação da água, tornando-a inconsumível. Assim, fica evidente a necessidade de medidas que rompam as barreiras dessa adversidade. (Reveja e reestruture as discussões)

Diante do mencionado, providências devem ser tomadas sobre o uso de agrotóxicos no Brasil. Urge, portanto, que o Ministério da Agricultura, (Sem vírgula) gere (Melhore essa construção) leis punitivas às empresas que usam as substâncias tóxicas de modo irregular, e fazer inspeções garantindo a saúde básica do trabalhador, além de evitar a contaminação do meio ambiente, animais e consumidores. (Desenvolva mais as discussões apresentadas para a proposta de intervenção, pois está superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos