Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/09/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que o uso de agrotóxicos torna-se importante para a preservação da agricultura. Dentre outros fatores relevantes destacam-se: prejuízo para a saúde das pessoas, alvo de idéias contraditórias e com o descarte de seu uso as lavouras tornariam-se prejudicadas por pragas (Problemas na progressão de sentido)(Reformule as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Além disso, os agrotóxicos são nocivos para os seres vivos, podendo ocasionar sérios problemas ao meio ambiente (Vírgula) afetando principalmente o solo, a água e o ar. Entretanto (Vírgula) nota-se que essa substância despertam diversas opiniões sobre seus efeitos. Existem especialistas e ambientalistas que são contra, logo constam que é prejudicante por uma série de fatos. E em sua oposição a bancada ruralista que sustenta a idéia de resguardar o produto. (Reestruture as discussões apresentadas)

Com base nessa segmentação criou-se o projeto de lei 6922 (Vírgula) de 2002. De mesmo modo, é inquestionável que a eliminação dessa substância as lavouras sofreriam grandes danos pelas pragas, então, afetaria a produção e o lucro dos trabalhadores. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Articule mais as ideias apresentadas)

Em vista dos argumentos supracitados (Evite esse tipo de construção) é indispensável usar de forma correta (Vírgula) correspondendo ao índice de indicação do produto (Como essa ideia se relaciona com as demais? Reflita e reestruture). O Governo deve fazer campanhas de orientação ao consumidor e fiscalizar os meios de produção visando sempre proteger o meio ambiente. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos