Parabéns, você vai ser mamãe.

Tema: Discutindo a legalização do aborto

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 09/10/2010
Nota tradicional: 5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com o cabelo ainda molhado, todo cacheado, Andréia foi à feira. Encontrou Keven, seu namorado, e ali lancharam. O pastel nos dias de terça-feira era lei. Acabaram de lanchar e foram para a casa de Andréia. Quando chegaram próximo ao portão, o cachorro latia sem parar, era o sinal de que ninguém estava em casa.Entraram. Sem graça de estarem , pois nunca havia acontecido antes, ligaram a TV. A novela do horário nobre já havia começado. A vilã acabara de ser descoberta, o mocinho e a mocinha em fim ficavam juntos. A música de fundo deixava Keven e Andréia mais sem graça ainda, mas o fogo que começava arder dentro de seus corpos era estranho, quase incontrolável.

Um toque. Um toque de mãos foi o suficiente. Tomados pelo clima romântico que estava no ar, o casal se abraçara. Começava ali uma noite não muito longa, mas que resultou em uma serie de decisões que Andréia teria que tomar. Sim, acho que você pode imaginar. Eles tiveram ali a sua primeira vez.

No dia seguinte, Keven ligou para Andréia, conversa vai conversa vem, os dois apaixonados se lembram que: ele tem gameta masculino, e ela gameta feminino, o que forma um zigoto, que se desenvolve e vira um bebe. E isso acontece principalmente quando não há prevenção, e ambas as partes não havia se previnido. Que legal!

Dois meses se passaram. Ela começou então a sentir os efeitos da coisa. Enjôo, vontades estranhas. Nem ela sabia do que se tratava. Mas com medo de contar aos pais, escondeu tudo. Só bastava o exame confirmar, e foi confirmado. Parabéns Andréia, você vai ser mamãe! Isso seria ótimo, se ela não fosse apenas uma garota mimada de 16 anos de idade.Keven ao saber da noticia ficou revoltado. A culpa é sua, dizia ele. Ele não queria nem saber, não era a sua barriga que cresceria, e nem teria que amamentar alguém. Tchau Andréia, tudo de bom pra você e para o bebe. Nunca mais se falaram.

No terceiro mês de gestação, Andréia decide contar à uma amiga.

Claudinha estudava com Andréia desde a 5ª serie do ensino fundamental.

Logo após receber a noticia, Claudia entregou para a Andréia um papel, um papel com o telefone de um amigo que à ajudaria a se livrar daquilo que carregava no últero, aquilo que não pediu para estar no últero dela, mas apenas estava lá. Andréia perdeu o chão. Abortar? Perguntou em um tom que espanto. Não existe outra opção, dizia Claudia.

Foi para casa, lembrou-se daquele dia, daquela noite em que viveu um de seus mais belos momentos. Chorava. Olhando para o papel onde havia o numero do assassino de bebes, lembrou-se de seus momentos de infância.

Não era justo, pensava ela. Foi eu que fui irresponsável. Já existe uma vida dentro de mim, não é justo anular o futuro de alguém. Ele deve viver, deve conhecer o algodão doce, conhecer o parque de diversões, deve saber o que é o abraço de uma mãe. Sim, não vai ser fácil. Sei que muitos vão me julgar e condenar, muitos vão me abandonar. Mas eu o defenderei, serei sua mãe, afinal, se plantei, tenho que colher.

Ficou claro que Andréia havia decidido lutar por esse bebe, ela decidiu que ele viveria. Jogou fora o papel com o número do assassino de bebes. Keven era passado, nunca mais falou com ele. Contou para seus pais, e eles ficaram muito chateados, magoados com ela, ate mesmo com raiva. Ela agora só teria o necessário, o que passasse disso ela mesma teria que conquistar, teria que trabalhar e estudar. Assim ela fez.

Meses depois nasce Vitória. Agora seus pais já estavam mais quebrantados, não podiam deixar de amar aquela linda princesinha. Vitória hoje é o orgulho de Andréia, que se encontra em casa, pois está doente e avançada de idade. Valeu a pena, pensa Andréia. Mesmo que tivesse outra chance não faria diferente. Valeu a pena não ter interrompido o futuro brilhante de Vitória, minha amada e zelosa filha.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 0.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 0.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos