Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/09/2018
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Platão (Vírgula) a qualidade de vida do ser humano tem tamanha importância que ultrapassa a própria existência. Hodiernamente (Evite termos clichês), no Brasil, essa não é uma realidade para os brasileiros que buscam ultrapassar as barreiras as quais os separam do direito a uma alimentação sem o uso exacerbado dos produtos químicos. Nesse contexto, não há dúvida que a diminuição de defensivos agrícolas é um desafio no Brasil, o qual ocorre, infelizmente, devido não só a negligência governamental, mas também a postura indolente da sociedade. (Ótimo parágrafo de introdução)

A Constituição cidadã de 1988 garante a saúde de qualidade como direito de todos e dever do Estado (Vírgula) tendo o compromisso de prover o acesso igualitário e universal às ações e aos serviços para sua formação e proteção, todavia, o poder executivo não efetiva esse direito. O uso abusivo dos produtos químicos e nocivos é e a falta de capacitação dos trabalhadores que (Vírgula) infelizmente, faz com que esse direito continue apenas no papel. (Discussões pertinentes ao tema, mas limitadas ao senso comum. Reestruture e articule mais as ideias)

Outrossim, essa persistência acaba gerando consequências, como por exemplo, doenças crônicas, como câncer e a infertilidade. Vale ressaltar também que afeta todo o solo, prejudicando o desenvolvimento das plantas, o que impede que a realidade descrita por Platão seja realizada na prática. (Desenvolvimento limitado. Articule mais as ideias)

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Cabe ao executivo federal, por meio do Ministério da Agricultura, impulsionar debates que orientam o uso correto dos agrotóxicos com o intuito de impedir que o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) contamine os lençois freáticos e, consequentemente (Vírgula) a vida dos seres vivos, desse modo, a realidade descrita por Platão seria gradativamente  realizada na prática. (Explore mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos