Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/09/2018
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso de defensivos agrícolas representou o fim de uma teoria, proposta por Thomas Malthus, que afirmava que a população estava crescendo mais rápido do que a produção de alimentos, assim haveria perdas de vida devido à fome. Atualmente (Vírgula) estamos (Evite primeira pessoa) perdendo vidas devido à intoxicação ocasionada pelo excesso de produtos químicos usados nas plantações. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução)

Os pesticidas têm causando danos de grandes proporções à pessoa que aplica que muitas vezes ignora as recomendações do rótulo e faz uso excessivo do produto na plantação (Evite construções superficiais no texto), o mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) não age em uma praga específica, age também em espécies benéficas, como as abelhas, que são responsáveis pela polinização. (Abordagem superficial do tema)

Ao redor do mundo tem-se falado no extermínio das abelhas, pois elas desempenham um papel importante na reprodução das plantas (Vírgula) trabalho esse que seria inviável se feito manualmente. Sem as abelhas o custo de produção seria maior e fala-se, inclusive, em crise alimentar. (Reformule e desenvolva mais as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Fazendo um comparativo das legislações europeia e brasileira, (Sem vírgula) vemos (Evite primeira pessoa) que a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) é menos rigorosa, (Sem vírgula) por ser flexível em relação ao uso de químicos que são proibidos em outras nações mais desenvolvidas. O setor agrícola e ambiental brasileiro vive em conflito, o primeiro ignora o segundo focando no enriquecimento e despreza os prejuízos que podem causar ao meio ambiente e consumidor (Problemas na construção de sentido. Reestruture)(Desenvolvimento limitado das discussões)

Portanto (Vírgula) precisamos (Evite primeira pessoa) de mais engajamento político e diálogo sobre as legislações no campo, buscando ser mais transparente para a sociedade. Ministrar curso para o agricultor, falar dos riscos provocados pela exposição aos agrotóxicos como câncer, depressão (?) e dos prejuízos ambientais como a poluição dos lençóis freáticos e extermínios de insetos benéficos à plantação. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos