O uso de agrotóxicos no Brasil

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/09/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Funcionando como a segunda primeira lei de Newton, um corpo tende a permanecer do jeito que está, (Sem vírgula) até que uma força atue sobre ele, o uso de agrotóxicos no Brasil é um problema que persiste na sociedade brasileira há algum tempo (Reestruture essa ideia). Com isso, ao invés de funcionar como uma força suficientemente capaz de mudar o percurso desse problema, da permanência para a extinção, a combinação de negligência governamental com a falta de cuidado humano, (Sem vírgula) acabam por contribuírem com a situação atual. (As discussões apresentadas são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas)

Em primeiro plano, a negligência do governo, (Sem vírgula) contribui com esse impasse, já que não determina leis que possam acabar ou diminuir essa dificuldade (Reestruture essa discussão), ao invés disso querem é afrouxar as poucas leis que existem. Por conseguinte, muitas pessoas estão contraindo doenças, como por exemplo o câncer e muitos chegam até a morrer. (Discussões superficiais. Reformule)

Outro plano relevante, (Sem vírgula) é a questão da falta de cuidado humano, que no caso já que o uso dessas substâncias são usadas nas lavouras em questão de proteger os alimentos e assim deixar distante e matar os insetos (Reformule essa ideia), acaba por prejudicar a saúde das pessoas, contaminar o ar, o meio ambiente, o solo e a água. (Discusão limitada. Reformule e explore mais as ideias)

Portanto, fica evidente (Vírgula) diante de tantos problemas causados, a necessidade de uma tomada de medidas que realizem mudanças, (Ponto final) O Ministério da Agricultura deve orientar o uso e selecionar o produto de forma certa a plantação, sendo este fiscalizado pelo Ministério da Saúde que deverá dar apoio a saúde da população e animais utilizados para a alimentação, o Ministério do Trabalho deve fiscalizar os trabalhadores para que eles recebam o treinamento adequado, o Ministério do Meio Ambiente deverá monitorar a fauna e flora. E como já disse Immanuel Kant (Em caso de citação, use aspas), o ser humano é aquilo que a educação faz dele, e o Ministério da Educação pode inserir este tema em debate com alunos e população. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)


 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos