O uso de agrotóxicos no Brasil

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/09/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O modelo de agricultura voltado para a exportação fez do Brasil o país que mais consome agrotóxico no mundo, 20? de toda a produção mundial é usada aqui (Problemas na construção de sentido)(Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução e apresente a tese)

O uso indiscriminado desses produtos é altamente prejudicial ao ser humano, e principalmente ao nosso (Evite ideia de primeira pessoa) meio ambiente. É importante ressaltar que os agrotóxicos como tudo na vida tem seus dois lados, o bom e o ruim assim dizendo, que por um lado ajuda no cultivo de frutas, verduras, entre outros alimentos, por outro traz diversos problemas (Explore mais essa discussão no texto) para nosso (Evite ideia de primeira pessoa) meio.

Os produtores que trabalham diretamente com esses produtos podem vir a desenvolver doenças (Quais doenças? Apresente no texto), os consumidores consequentemente também, a mortandade da fauna e da flora é outra consequência do uso exacerbado dos agrotóxicos. Embora o uso dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) seja amparado por lei, à a intensidade com a qual estão sendo aplicados não está de acordo. (Discussões superficiais. Reestruture)

Portanto seria importante que os órgãos responsáveis como a ANVISA tornasse maior a fiscalização dos alimentos, o Ministério da agricultura que poderia aumentar a fiscalização das propriedades agrícolas, oferecendo também capacitações e treinamentos para os agricultores, onde em que estariam mais informados sobre a execução dos produtos. Importante também a ação do Ministério da Saúde procurar informar os consumidores sobre os riscos do consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos, ou até mesmo ensiná-los a como higienizar esses alimentos (Vírgula) assim reduzindo a taxa de contaminação dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade)(Reestruture a proposta de intervenção)






 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos