O veneno está servido

Tema: O uso de agrotóxicos no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/09/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A alimentação humana é vista como um importante fator decisivo na evolução. Na pré-história, a caça ligada à uma agricultura natural possibilitou, de certa forma (Vírgula) sua sobrevivência (Reestruture essa ideia para evitar ambiguidade). Hodiernamente, esse fato histórico distancia-se dos hábitos alimentares da população, uma vez que o uso constante de produtos nocivos à saúde se tornaram um grande impasse (Reestruture essa ideia). Nesse contexto, não há dúvidas que a utilização de agrotóxicos é um desafio no Brasil, o qual ocorre, infelizmente, devido não só à negligência do governo, mas também ao meio na qual se encontra a produção agrícola do país.

A Constituição de 1988 garante uma alimentação digna e saudável para todos os cidadãos, todavia o Poder Executivo não efetiva esse direito. Consoante Immanuel Kant, o homem político deve ser acima de tudo moralmente altruísta, ou seja, garantir a felicidade coletiva, logo se verifica que esse conceito encontra-se deturpado no Brasil (Vírgula) à medida que a população ingere em média 1 kg de produtos químicos anualmente (Apresente um dado que seja capaz de verificar essa ideia) que, consequentemente (Vírgula) podem acarretar uma série de problemas futuramente; (Quais problemas? Apresente no texto) fazendo com que os direitos permanecem no papel. (As discussões apresentadas estão superficiais. Reformule e articule mais as ideias)

Em segunda análise, a produção de exportação presente na cultura brasileira é estopim para o uso abusivo de agrotóxicos. Rousseau já dizia: “O homem nasce bom por natureza, a sociedade o corrompe”, em outras palavras, o mercado competitivo obriga literalmente os agricultores a usarem métodos que viabilizam suas produções, como é o caso dos agrotóxicos aplicados para grande demanda do mercado capitalista. (Reveja a discussão proposta e reestruture as ideias)

Em decorrência disso, cabe ao Governo Federal e ao terceiro setor (Qual é o terceiro setor? A informação não está presente no texto) a tarefa de reverterem esse quadro. O terceiro setor - composto por associações que buscam melhorias na sociedade - deve sensibilizar, por meio de palestras e grupos de debates a população sobre a importância de valorizar a agricultura familiar, com intuito de minimizar a ingestão de agrotóxicos. Por fim, o Estado deve regular medidas protecionistas para a produção agrícola do país, com viés de ascender à mesma (Use "a mesma" somente quando houver ideia de igualdade) sem o uso intensivo de produtos químicos. Com esses atos, a aplicação de agrotóxicos na agricultura deixará de ser tão prejudicial à saúde dos brasileiros.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos