Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/08/2018
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A perda de grandes estrelas da música nacional e internacional na década de 1990, como Cazuza, Freddie Mercury e Renato Russo, provocou impacto na juventude da época, que passou a atentar para os métodos de prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Quase trinta anos depois, no entanto, o índice de contágio entre jovens de 15 a 24 anos mais que triplicou. Por quê?

Segundo especialistas, a evolução tecnológica na área da saúde levou à banalização do tratamento de tais doenças pelos jovens, dos quais, conforme pesquisa elaborada pelo Ministério da Saúde, 60% acreditam que a AIDS é reversível, ou desconhecem os sintomas da sífilis e do HPV, por exemplo. Outro dado alarmante, publicado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que 52% dos jovens brasileiros temem mais uma gravidez precoce a uma DST, isso porque consideram que pegar uma doença venérea é muito mais difícil que engravidar. (Explore mais as discussões apresentadas)

Destarte, a falta de informação unida à displicência juvenil, (Sem vírgula) contribuiu contribuíram  para o aumento da taxa de infectados nas últimas décadas, que variou 187,5% somente entre 2006 e 2015, em consonância com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. (Desenvolvimento limitado)

Logo, compete ao Poder Público, às escolas e à mídia promover e divulgar campanhas que instruam a população, principalmente os mais jovens, sobre os riscos e as consequências acarretadas pela transmissão das Doenças Sexualmente Transmissíveis; sobre os meios seguros de evitar o contágio, como os preservativos e o cuidado ao manusear objetos cortantes. O combate às DSTs entre os jovens começa com a conscientização e o exercício do respeito e da responsabilidade entre esses indivíduos. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos