O jovem e a família

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/08/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil enfrenta o recorrente aumento das Doenças Sexualmente Transmissíveis, ou DST’s DSTs, entre os jovens. Tal situação pode se dar ao fato de como a sociedade ampliou sua visão de mundo frente às relações sexuais e a idade cada vez menor em que crianças e adolescentes começam a ter uma vida sexual ativa. Quando se há liberdade, a responsabilidade torna-se ainda maior, porém, infelizmente (Vírgula) o compromisso, neste caso, com a vida, é menor (Reformule essa ideia). Propagandas nos meios de comunicação, distribuição gratuita de preservativos, tanto masculinos quanto femininos nas Unidades Básicas de Saúde, são algumas formas que o governo aderiu para o enfrentamento da questão supracitada. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Embora o governo tenha sua parcela de responsabilidade na conscientização dos jovens para evitar-se evitar a propagação das DST’s DSTs, pesa sobre a sociedade civil, e principalmente a família, como célula mãe, a responsabilidade da conscientização desta geração, através de um diálogo franco, sem tabus ou preconceitos, influenciando os jovens a raciocinarem de forma clara sobre este assunto e como suas vidas, as vidas dos seus parceiros e mesmo das famílias estão na questão central. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo de desenvolvimento)

O comportamento dos jovens e sua forma de pensar têm e muito a ver com o que eles veem, ouvem e aprendem em casa. Independente da formação familiar, número de integrantes ou classe social, informações repassadas e corretamente compreendidas, (Sem vírgula) podem ser o meio pela qual, (Sem vírgula) a sociedade como um todo pode se beneficiar de uma melhor qualidade de vida. (Não compreende a estrutura do texto. Apresente a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos