O combate as DSTs no Brasil

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/08/2018
Nota tradicional: 470
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que grande parte dos jovens brasileiros estão cada vez mais propensos a contrair qualquer doença sexualmente transmissível. Mas nos últimos anos, (Sem vírgula) houve um aumento acelerado dessas doenças. Isso ocorre, (Sem vírgula) porque muitos não possuem conhecimento dos métodos de prevenção ou não procuram o médico para realizar o diagnóstico dos sintomas. (Reestruture as discussões do parágrafo de intodução)

O uso de preservativos durante a relação sexual é importante, pois não só evita os riscos de contrair doenças, como também uma gravidez indesejada. Mas muitos consideram o seu uso desnecessário e afirmam que com o tratamento, (Sem vírgula) podem ter uma vida feliz e saudável, levando a acumular os índices dessas doenças (Abordagem do senso comum. Reestruture essa ideia). Segundo dados do Ministério da saúde (Vírgula) em 2016, 85% da população entre 15 a 24 anos eram portadores do HIV ou de outras doenças, em consideração que de 10 pessoas, 6 não fizeram o uso da camisinha, o que chama atenção dos profissionais de saúde. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

No Brasil, as doenças mais comuns são a sífilis, o HIV e as hepatites virais (A, B, C), que se não receberem tratamento imediato, o paciente poderá ter sérias complicações, como a baixa imunidade do organismo. Elas podem ser transmitidas não só durante o ato sexual, como também durante transfusões de sangue, contato físico com uma pessoa infectada e uso de objetos pessoais (tesouras, alicates de unha e barbeadores). (Desenvolvimento limitado. Explore mais as ideias apresentadas)

Perante a isso, para diminuir os riscos de contaminação à outras pessoas, é importante que todos previnam-se e quando possível, procurar a unidade de saúde mais próxima para receber orientações. Órgãos públicos podem intervir com a criação de palestras em instituições de ensino, para que os jovens saibam não só os conceitos das DSTs, mas saber com quem andam, para evitar qualquer risco a sua saúde. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 470 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos