Educação e informação = Proteção

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/08/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são transmitas através do contato sexual, transfusões sanguíneas, da mãe para o feto, dentre outras situações. De acordo com o Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, a taxa de infectados explodiu entre 2006 e 2015 nas faixas de 15 e 19 anos, onde teve a maior variação, sendo de 187,5%. Medidas devem ser tomadas (Vírgula) a fim de reduzir o aumento das DSTs entre os nossos (Evite ideia de primeira pessoa no texto) jovens. (Explore mais as ideias que serão retomadas ao longo do desenvolvimento do texto. Além disso, apresente a tese)



Indubitavelmente, a informação é um dos caminhos a serem traçados. Conscientizar acerca das DSTs é de extrema importância, pois acomete milhares de jovens brasileiros. A educação sexual tem que ser tratada nas escolas com uma maior eficácia. Abordar o tema é de fundamental importância para uma maior conscientização dos nossos (Evite ideia de primeira pessoa) jovens. Palestras com profissionais da área, folhetins infirmativos, trabalhos disciplinares que envolvam a participação de todos os alunos, depoimentos de pessoas que tiveram o contágio com a DSTs, dentre outros meios e artifícios podem ser utilizados como ferramentas para alertar acerca das Doenças Sexualmente Transmissíveis. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reestruture)



Decerto, munidos com informações e sendo detentores de conhecimento (Vírgula) a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) juventude apresentará baixas taxas de contágio das DSTs. Além de ser abordado nas escolas, tal temática deve ser tratada também em casa. Os pais e responsáveis devem dialogar com seus filhos, alertá-los sobre o perigo e as consequências de seus atos e orientá-los da melhor forma possível, pois concerne ao seu dever. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reestruture)



Destarte, a informação e a educação sexual apresentam-se como ferramentas poderosas concernentes no combate ao aumento das DSTs entre os jovens brasileiros. Cabe ao Ministério da Saúde, (Sem vírgula) promover campanhas que levem à conscientização dos jovens, valendo-se dos meios de comunicação em massa (rádio TV, internet, etc.). Além de realizar parcerias com as instituições de ensino, com o fito de fomentar palestras e rodas de discursões sobre a temática, distribuições de folhetins informativos e demais meios de informações. Cabendo também aos pais e responsáveis, (Sem vírgula) a orientação e o diálogo aberto sobre o tema. Como dizia Immauel Kant : “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”. A educação é uma arma poderosíssima. (Proposta de intervenção precisa ser mais explorada)

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos