Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/08/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A juventude marca para muitos o ínicio de uma vida sexualmente ativa. Nesse contexto, o jovem se encontra à mercê das DST´s DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) em razão do pouco conhecimento acerca das consequências da prática sexual sem as devidas precauções. Tal problemática é um reflexo direto da sociedade atual, na qual os adolescentes não são eficientemente alertados sobre o assunto, resultando no aumento dos casos de DST´s DSTs no cenário nacional. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

Em um primeiro momento, observa-se que não há um programa específico voltado para a educação sexual nas escolas públicas e particulares do Brasil, estando o tema restrito as ciêcias biológicas. Portanto (Vírgula) os jovens (Vírgula) em sua maioria, sabem da existência das doenças sexualmente transmissíveis, porém não possuem consciência da gravidade do fato e da característica pandêmica de tais doenças. (Abordagem superficial do tema)

Em segunda ánalise, pode-se afirmar que grande parte dos pais não discutem diretamente com os seus filhos sobre a sexualidade, culminando na desinformação e no aumento dos casos não só de DST´s DSTs, como também nos casos de gravidez na adolescência. (Discussão limitada)

Portanto, indubitavelmente, urge a necessidade de criação de políticas públicas voltadas para a contextualização das doenças sexualmentes transmissíveis em âmbito nacional, promovendo atráves de cartazes, propagandas e eventos com palestras proferidas por profissionais da área a conscientização da comunidade jovem . Na esfera escolar, o Ministério da Educação (MEC) deve incentivar a educação sexual nos colégios, e em especial, (Sem vírgula) a integração de pais e alunos na disciplina, dando enfâse a ameaça que as doenças venéreas representam. Desse modo, o estado gradativamente conseguiria reduzir os casos de DST´s entre os jovens. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos