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Certamente um dos problemas mais comuns entre os jovens, o aumento dessas doenças está cada vez mais constante no Brasil e no mundo, e é dever de todos ajudarmos a combatê-las. (Problemas na construção de sentido. Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Além da transmissão sexual, existe a transferência por agulhas em hospitais, que, (Sem vírgula) algumas pessoas passam a doença propositalmente (Evite esse tipo de construção). A transmissão sexual é a mais comum, onde na qual a relação sexual é praticada sem proteção, ou não são tomados os devidos cuidados. Existe também a transmissão através da gestação, onde a mãe tem o vírus e passa o mesmo para a criança. Então o correto é procurar um médico antes do ato. (Abordagem superficial do tema)
Uma forma de resolver esse grande problema social, (Sem vírgula) é o aumento de campanhas, comerciais na TV, campanhas principalmente nas escolas e imobilizações em postos de saúde para reforçar a distribuição de anticoncepcionais (Como assim?) e prevenção de vacinas. Nas escolas deve-se mostrar as consequências que se adquirirem com esses vírus e como se proteger de forma correta. (Abordagem superficial do tema)
Ainda não há a cura, mas existe o tratamento, que custa muito caro e não garante uma vida normal e saudável, e esse tratamento dura a vida toda. Os médicos advertem, (Dois pontos) proteja-se, para quem quer ter uma vida normal (Problemas na construção de sentido). (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
50 |
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
20 |
Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| Nota final |
370
|
Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |