Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/08/2018
Nota tradicional: 700
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A atual Constituição Federal de 1988 assegura o acesso à saúde como direito inalienável de todo cidadão brasileiro. Porém, tal condição democrática não anula os empecilhos da situação que o Brasil se encontra diante do aumento das DST´S DSTs- Doenças Sexualmente Transmissíveis-. Nesse contexto, vale destacar dois pilares fundamentais para dirimir a alta incidências dessas moléstias, a educação e a mídia, as quais estão, na atualidade, pouco relacionadas a essa função.

Em primeira instância, cabe pontuar que a educação como alicerce de uma sociedade, (Sem vírgula) deve alcançar um fim social, pois, do contrário, se torna fútil, como já dizia o escritor Gilberto Freyre. No entanto, o que se percebe na contemporaneidade é que a educação não está atendendo essa função, a qual teria um impacto positivo no campo da saúde, já que consistiria na conscientização dos jovens sobre doenças sexuais. Isso é perceptível no aumento da taxa de infectados entre jovens de 15 e 19 anos de idade que passou de 2,4 para 6,9 mil habitantes em 9 anos, segundo órgãos do Ministério da Saúde. Sendo assim, isso só evidencia a pouca atuação que a educação está tendo na tentativa de erradicar essas doenças entre o público jovem. 

Ademais, uma outra ferramenta bastante eficaz para combater tais doenças é o recurso midiático, uma vez que ela proporciona rapidez na propagação de informações e alto alcance de público. Entretanto, percebe-se uma escassa atenção da mídia frente a essa questão, pouco se discute os efeitos da alta incidência dessas doenças e, dessa forma, a população fica à mercê dos equívocos acerca dos métodos de prevenção. Dessa forma, faz-se necessário uma presença maior do quarto setor no combate às DST´s. DSTs (Explore mais as discussões desse parágrafo)

Destarte, segundo o físico Isaac Newton, todo corpo tende a permanecer inerte até que uma força atue sobre ele. Sob essa ótica, medidas enérgicas são necessárias para tirar o atual cenário da inércia. É imprescindível que o governo federal (Vírgula) em parceria com o Ministério da Educação (Vírgula) promova políticas públicas voltadas a promoção de palestras e dinâmicas acerca das doenças sexuais nas escolas, a fim de orientar os jovens sobre como se prevenir e lidar com elas. A mídia, por sua vez, como principal veículo de informação junto aos governantes deve propagar campanhas publicitárias sobre as formas de proteção e alertar os jovens sobre suas consequências de forma a torná-los mais conscientes e responsáveis. Feito isso, poder-se-á afirmar que o país oferece mecanismos exitosos para o combate dessas doenças.
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 700 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos