Sociedade despreocupada

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/08/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Doenças Sexualmente Transmissíveis (Vírgula) ou DSTs, são maiormente transmitidas pelo ato sexual, independente da faixa etária, classe social ou sexo. Mas, (Sem vírgula) o alarmante aumento de 50% dos casos de AIDS entre os jovens brasileiros, segundo o G1, nos faz refletir (Evite primeira pessoa) a despreocupação com relação a prevenção entre eles. Hoje, é visível a escassez de campanhas midiáticas governamentais que resulta na falta de conhecimento sobre a agressividade do vírus no corpo humano. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Incentivar a prevenção sempre foi o melhor meio utilizado pelo governo e para auxiliar as campanhas midiáticas distribuem gratuitamente preservativos em postos de saúde (Problemas na construção de sentido). Mas, (Sem vírgula) o assunto raramente é debatido na televisão, rádio ou redes sociais, dessa forma, congelando ainda mais esse tema em uma sociedade que evita temas tabus, como a sexualidade. Por outro lado, campanhas como o outubro rosa, contra o câncer de mama, é amplamente discutida com a junção de palestras, camisetas e até a utilização de helicópteros com a cor rosa e mensagem de conscientização (Reformule essa discussão). Contudo, as DSTs como a AIDS, sífilis e hepatite não possuem a mesma abrangência no meio social, pois não acontece e seria algo polêmico associar roupas e meios de transporte a um tema sexual. (Abordagem superficial do tema)

O que na antiguidade era visto como a doença do amor, hoje, é a doença da falta de prevenção e conhecimento sobre as formas de transmissão e desenvolvimento no corpo humano. Dados divulgados pela Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População, em 2016, mostra que 21,6% dos jovens brasileiros acreditam que há cura para a AIDS. Será que esse pensamento ainda existe pela falta de conscientização? Muitos jovens e adolescentes apenas ouvem falar em doenças sexualmente transmissíveis; porém, não sabem que muitas não há cura e acometerá toda a vida com tratamentos. Mais informações e alertas sobre essas doenças poderiam mudar a vida de muitos jovens acometida pela falta de prevenção. (Abordagem superficial do tema)

Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a escola promova a conscientização do que é são as DSTs para que desde cedo sejam precavidos por intermédio de palestras e debates, principalmente com a participação da família. Além disso, é imprescindível que o Ministério da Saúde disponibilize maiores investimentos para as campanhas midiáticas (Vírgula) e também a criação de projetos que disponibilizem profissionais para a descoberta e auxílio dos novos casos, com tratamentos e visita a psicólogos. A partir dessas ações espera-se a diminuição do alarmante percentual de jovens infectados. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos