Alguns atos podem ser fatais.

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/08/2018
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É notório que vem aumentando o número de jovens que contraem doenças sexualmente transmissíveis. Dentre tantos fatores relevantes, temos (Evite primeira pessoa) o não uso de preservativos e a contaminação através de agulhas. (Desenvolvimento superficial do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Sabe-se que o uso de de preservativos entre os jovens brasileiros não é frequente- tanto quanto deveria ser, tais como: acharem o método ruim para se ter uma relação com mais prazer e por trazerem um certo incômodo para ambos parceiros. Logo, não devem arriscar a própria saúde para terem uma relação mais prazerosa. (Desenvolvimento superficial)

Além disso, temos (Evite primeira pessoa) a contaminação por meios de agulhas (Vírgula) que são bem frequentes entre os jovens, devido ao: (Sem dois pontos) compartilhamento delas para o uso de drogas. Por isso, o uso de drogas além de trazer várias doenças para o usuários leva também a contaminação de DSTs. (Superficialidade)

Como se vê, o crescimento de jovens afetados por essas doenças cresce por falta de irresponsabilidade. Esse crescimento cessará quando os pais começarem desde cedo a conversar com seus filhos (Vírgula) lhes apresentando as consequências desses atos e também a palestras nas escolas voltadas a este assunto.. Portanto, devemos (Evite primeira pessoa) aconselhar nossos (Evite primeira pessoa) jovens a terem mais consciência dos seus atos. (Reestruture a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos