Caminho para todos

Tema: Como combater o aumento das DSTs entre os jovens brasileiros?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/08/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Durante anos, a ideia era que AIDS atingia apenas os homosexuais, já que os primeiros casos foram reconhecidos nesses. Hoje, sabe-se que é uma mentira, que qualquer grupo/classe social pode acometer-se das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução. Reestruture e desenvolva mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

No Brasil, os casos de tais doenças - principalmente AIDS (ocasionada pelo vírus HIV)- nos jovens, vêm crescendo de forma alarmante. A causa principal desse acontecimento é o sexo desprotegido, uma vez que, (Sem vírgula) é transmitida pelo contato sexual sem uso de preservativo (camisinha) com uma pessoa infectada. (Discussão limitada. Reestruture e desenvolva mais)

A princípio, a falta de debate sobre o assunto dificulta o contato do portador da DST com a sociedade, onde no qual muitas vezes é descriminado. Mesmo com tanta polêmica, o cantor Cazuza (Vírgula) ao declarar que era soropositivo (Vírgula) ajudou a ganhar maior entendimento, (Sem vírgula) no que se refere À à AIDS, (Sem vírgula) e seus efeitos. Depois de sua morte, sua mãe criou a ONG "Viva Cazuza", que é direcionada à crianças e adolescentes acometidas de tal doença. (Reestruture e desenvolva mais as discussões)

Dessa forma, torna-se evidente que a melhor forma para combater-se as DSTs é o uso da camisinha - não só para prevenção da AIDS, mas também da gonorreia, sífilis, HPV, entre outras. Jovens e adultos devem fazer exames anuais, como o SIDA (Desenvolva a ideia do que seria o "SIDA"). Mais pesquisas devem ser feitas em relação às DSTs, (Sem vírgula) para achar uma maneira mais eficaz de combatê-las. Ademais, a escola de introduzir (Problemas na construção de sentido)  aulas de sexualidade na grade curricular, a fim de discutir de forma clara e objetiva as consequências da não prevenção. (Proposta de intervenção superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos