O jovem e o mar (de angústia).

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/07/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

"A ideia do suicídio é uma grande consolação: ajuda a suportar muitas noites más." NIETZSCHE, Friedrich em Para além do bem e do mal. (Reformule) Essa frase reflete o que se passa nas cabeças de inúmeros jovens nos dias atuais. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Com o avanço tanto tecnológico quanto cultural, (Sem vírgula) é exigido cada vez mais daqueles que fazem parte da base da nossa (Evite ideia de primeira pessoa) pirâmide etária em relação ao mundo profissional. Noites sem dormir, diversos trabalhos a fazer, listas e mais listas, projetos e mais projetos, os jovens se veem à beira da loucura, sendo alvos de doenças como depressão e ansiedade, que hoje se tornaram comuns. (Discussões superficiais. Reestruture)

Diversos estudos são realizados para tentar sanar, ou ao menos amenizar, essa taxa de suicídio que vem aumento cada vez. A utilização de antidepressivos é a saída que muitos tomam, dopando seus cérebros com inibidores de serotonina, mas atividades físicas também tem seu lado forte contra a diminuição do estresse e ansiedade. Sua combinação gera uma chance muito grande de recuperação física e mental, com os antidepressivos fazendo o papel de dar ânimo a pessoa e os exercícios de regular o estresse diário. Pessoas que seguem um tratamento psiquiátrico e psicológico tendem a se recuperarem em no mínimo seis meses, integrando exercícios e uma boa dieta a sua rotina (Vírgula) e consequentemente diminuindo as doses diárias de remédios até uma recuperação quase total. (Discussões superficiais. Reestruture)

Em conclusão (Redundância, pois é um parágrafo de conclusão. Use conjunções conclusivas) podemos (Evite primeira pessoa) afirmar que a maneira mais eficiente de diminuir o surto de suicídio atual, ou em qualquer era, é a combinação do tratamento psiquiátrico e psicológico com exercícios físicos e uma boa dieta e (Vírgula) claro, o mais importante, paciência. (Reformule e apresente a proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos