Suicídos no Brasil atual

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 27/07/2018
Nota tradicional: 650
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No limiar do século XXI (Vírgula) o suicídio entre os jovens é uma problemática atual e com inúmeros fatores os quais contribuem para tomar a decisão final. Assim como no período colonial quando escravos optaram pela morte do que a prosseguir com o trabalho forçado, jovens utilizam o suicídio para a saída de situações que parecem irresolutas. Nesse âmbito, é possível notar que a saúde mental e as influências contemporâneas são de suma importância para a decisão de tirar a própria vida.

De um lado (Vírgula) a saúde mental é um fator de extrema relevância na vida do indivíduo que vive em sociedade. Com o aumento do suicídio entre os jovens (Vírgula) problemas como depressão, relacionamentos e situações desfavoráveis são um gatilho para que o óbito seja uma escolha plausível. No filme ‘’Como salvar uma vida’’, (Sem vírgula) podemos (Evite primeira pessoa) observar como o bullying é prejudicial à saúde mental. Após sofrer com sua vida social (Vírgula) o estudante se suicida no colégio, gerando a reflexão por todos os colegas. Dessa maneira é importante que os ambientes como trabalho, escola, (Sem vírgula) estejam promovendo a socialização de todos. (Discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas)

De outro lado (Vírgula) como vivemos (Evite primeira pessoa) em mundo globalizado, cresce exponencialmente o número de influenciadores, (Sem vírgula) que inspiram as atitudes dos fãns fãs. Além disso (Vírgula) alguns astros do rock como Kurt Cobain e Chorão, (Sem vírgula) se suicidaram (Vírgula) e com o grande alcance de público é inevitável que haja influência. Por isso é de indelével valor que haja policiamento dos pais com os jovens na internet e qualquer tipo de apologia seja erradicada. (Reformule as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Pode-se perceber, portanto, que o problema do suicídio dos jovens brasileiros é importante e deve ser combatido na sociedade. Medidas devem ser tomadas como promover a socialização; grupos de apoio para aqueles que precisam de melhorar a saúde mental; limites para menores na internet; importante o policiamento de agências em tudo que tenha o suicídio como assunto. Outras medidas devem ser tomadas, mas como diria Oscar Wilde: ‘’ O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação. ’’. (Proposta de intervenção superficial. Reestruture)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 650 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos