Não é só uma fase

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/07/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O suicídio vem tornando-se cada vez mais comum entre os jovens. Porém, tem ganhado maior visibilidade agora, considerando seu alto número de ocorrência em tão pouco espaço de tempo. (Reformule e desenvolva mais as ideias que serão retomadas ao longo do texto. Apresente a tese)

Na idade média, camponeses e artesãos enforcavam-se para escapar da miséria, cavaleiros e clérigos "deixavam-se" morrer em duelos,(Sem vírgula) para escaparem da humilhação. Hoje, jovens suicidam-se para fugirem de seus problemas, falta de afeto e, principalmente, a doença do século XXI: a depressão. (Discussão superficial)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030 a doença mais comum no planeta será a depressão. Tal fato, consequentemente (Vírgula) levará a um maior número de suicídio. (Desenvolvimento limitado)

Para uma diminuição desses casos, vê-se a grampe grande importância da presença familiar, com maior ênfase na adolescência, já que nessa fase apresentam maior volubilidade para o suicídio. Uma maneira eficaz, (Sem vírgula) é entender a depressão como uma doença e procurar ajuda (médicos, psicólogos). A mídia, que tem um papel fundamental e influenciador, deve divulgar campanhas de conscientização e de enfrentamento do preconceito das doenças mentais. (Reformule a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos