Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
O suicídio de jovens no Brasil tem apresentado um aumento significativo na última década.De acordo com o Mapa da Violência de 2014, o número de mortes por essa causa aumentou em 15,3% no período de 2002 a 2012. Neste contexto, é necessário analisar os fatores que contribuem para o aumento dessa problemática. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução, uma vez que elas serão retomadas ao longo do texto)
Em primeira análise, o suicídio considerado problema de saúde continua sendo um tabu na sociedade (Explore mais essa discussão no texto). Cabe pontuar que essa repreensão não é algo recente: quando a obra de Goethe, Os sofrimentos do jovem Werther, no século XVIII, causou uma onda suicídios na Alemanha, a então reação da sociedade foi proibir a discussão sobre o tema, por acreditar que seria algo que incitasse a prática. Atualmente, com o aumento de suicídio na juventude, percebe-se que o silêncio em torno do assunto não evitou essas mortes.
Além disso, 90% dos casos poderiam ser prevenidos se houvesse oferta de ajuda, como mostrou o dado (Qual?) da Organização Mundial da Saúde (OMS), porém na maioria das ocorrências em que os jovens demonstram um quadro suicida ou algum tipo de sinal que iram irão cometer o ato, muita vezes são ignorados por familiares que interpretam como "frescura" (Reformule essa discussão). Ademais. (Vírgula) sem um apoio da família, eles acabam esbarrando na glamorização da mídia, como exemplificação: a série americana "Os Treze Porquês", pode ser um gatinho gatilho para quem já passa por uma situação delicada, pois mostra a protagonista recorrendo ao suicídio como solução para seus problemas.Logo, essa negligência familiar é um fator preocupante, já que acaba impulsionando outros fatores. (Problemas no desenvolvimento das discussões. Reestruture as ideias apresentadas)
Portanto, se faz necessário medidas para que tais fatores não contribuam com o aumento do suicídio.Por isso, o Ministério da Saúde (Vírgula) em parceria com o da Educação (MEC), promovam (Poblemas na construção de sentido) treinamentos de profissionais da educação, cursos e palestras em escolas para haver um amplo debate e desmitificação do assunto em sala de aula e informar os responsáveis, através de cartilhas educativas,sobre fatores de riscos e sinais de alerta que não podem ser negligenciados;a mídia deve divulgar campanhas de valorização à vida e o incentivo a procura de auxílio, não só para os jovens, mas para a sociedade toda .Feito isso, as taxas de suicídio amenizarão e logo não será mais um problema alarmante. (Reformule a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério |
Nota |
Observações |
| Competência 1 |
100 |
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 |
150 |
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 |
100 |
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 |
100 |
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 |
100 |
Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final |
550
|
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |