Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/07/2018
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na "Obra os sofrimentos do jovem Werther", o protagonista encontra no suicídio uma forma de livrar-se das dores de um amor não correspondido. Hoje, os jovens encontram no suicídio uma forma de libertar-se do sofrimento. Esse problema de saúde pública vem se alastrando no decorrer dos séculos e torna-se necessário a urgência desse problema (Reestruture essa ideia)

O suicídio é consequência da depressão que é gerada pela tristeza, baixo autoestima, perdas, decepções e entre outros fatores que induzem o jovem a isso (Vírgula) como por exemplo, (Sem vírgula) o bullying, que na maioria dos casos acontece nas escolas. Há também casos de homofobia àqueles que se reconhecem como gays. Por isso os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) se sentem rejeitados e entram em estado de depressão. (Abordagem superficial do tema)

 O grande problema é que não há percepção familiar. Por conta disso os jovens entram numa profunda melancolia e se isolam do mundo e de todos (Reformule essa ideia. Evite discussões superficiais). Também, há pessoas de má fé que usam da internet para se aproveitar da vulnerabilidade dessas pessoas, como acontece no jogo: (Sem dois pontos) "Balela Azul". Isso tornou-se um caso de saúde pública e faz-se necessário medidas urgentes para amenizar esse problema. (Desenvolva mais as discussões apresentadas. Explore mais as ideias no texto)

Em primeiro lugar (Vírgula) os pais devem prestar mais atenção aos seus filhos usando também de bons diálogos frequentemente. Cabe ao ministério da saúde (Vírgula) em parceria com as escolas (Vírgula) promoverem um bom treinamento aos profissionais da área educativa, a mídia também contribuir (Reformule) com mais campanhas publicitárias que envolvam esse assunto, para que usando desses recursos os jovens portadores dessa doença não busquem no suicídio essa libertação que tanto procuram. (Proposta superficial. Reformule)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos