A escola pode ser um lugar cruel.

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/07/2018
Nota tradicional: 350
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na série "13 reasons why" conta a história de uma jovem que vem a cometer suicídio, e um dos problemas que faz ela a fazer isso é o bullying sofrido na escola (Reestruture essa ideia). E isso acontece também na realidade, muitas jovens que sofrem com a discriminação e a exclusão por parte dos colegas venham (Reformule) a tirar a própria vida. E quando procuram ajuda com professores ou coordenadores não conseguem ter a orientação que precisam. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)



"A escola é um lugar cruel" os estudantes praticam "brincadeirinhas", praticam discriminação e fazem a exclusão de alguns colegas não tendo a noção de que uma simples "brincadeira" pode levar uma pessoa a cometer suicídio. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)



As escolas não têm profissionais adequados para lidarem com essas circunstâncias, e acabam não conseguindo ajudar os que pedem ajuda, (Sem vírgula) por não terem uma formação ou orientação de como agir corretamente. (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture)



Contudo as instituições de ensino devem organizar palestras, vídeos de pessoas que sofreram com o bullying entre os colegas, mostrando aos jovens o quanto isso é prejudicial para uma pessoa. E também a terem nas escolas psicólogos ou professores formados em psicopedagogia para que possam ajudar e orientar os estudantes que estão tendo problemas. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 350 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos