Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/07/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A temática do ato de causar a própria morte sempre esteve em ascensão na sociedade, pois suas causas variam de acordo com o passar do tempo. Durante o século XVIII  (Vírgula) por exemplo, na época do romantismo, quando Goethe publica "Os sofrimentos do jovem Werther", no qual o personagem principal se mata por um amor platônico. E é nessa época também, (Sem vírgula) que os jovens começam a encontrar na morte uma solução para os seus problemas. (Apresente a tese)

O suicídio fica em 2° lugar, (Sem vírgula) como principal causador de mortes entre os jovens. Segundo o Departamento de Saúde Mental e Medicina da UFG, a família representa a condição necessária para o crescimento e desenvolvimento de vínculos que garantam a sobrevivência física, social e afetiva das pessoas. Contudo, o contexto familiar é considerado fator causador para tentativa de homicídio. Perdas de relações afetivas, violência doméstica, doenças mentais ou físicas, ou ao se deparar com novas visões da família e sociedade colocam o adolescente em situação de vulnerabilidade.

Além disso, a escola pode se tornar um cenário favorável no que se refere ao fortalecimento do comportamento suicída. O bullying, um problema enfrentado mundialmente em qualquer escola, está por trás de muitas tentativas de suicídio. O livro "Por lugares incríveis" (Vírgula) de Jennifer Niver, narra a história de dois jovens prestes a escolher a morte. Um deles, Theodore, sofre bullying na sua escola (Cuidado com a ambiguidade). Ele é conhecido como "o esquisito do colégio". Uma história bem parecida com a vida real. O jovem é influenciado facilmente pelas opiniões alheias e, nesta tentativa de se encaixar, passa a agir de forma inconstante. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos