O Efeito Werther durante a adolescência

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 12/07/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 1974 (Vírgula) o sociólogo David Phillips cunhou o termo ''Efeito Werther'' para designar a influência de um suícido amplamente divulgado sobre novos casos de suicídio. O termo se deve ao romance ''Os sofrimentos do jovem Werther'' no qual o protagonista tira sua própria vida em razão de um relacionamento amoroso. A relação entre a popularização de famosos casos de suícidio e o crescente número de vitímas mostra a necessidade de controlar a idealização do auto-homicídio como uma soluçãopara solução para um determinado problema ou para promover a ascensão social.

Na literatura adolescente, (Sem vírgula) observa-se que os sintomas da depressão são bastante frequentes e se dão atráves através de problemas cotidianos como: uma nota baixa na escola, o desentendimento com os familiares mais próximos ou a constante rejeição social. Tais problemas são característicos entre os jovens e se devem á a singularidade da comunidade correspondente a essa faixa etária. Destarte, o suícidio mostra-se como uma alternativa a estes impecilhos. (Discussão superficial do tema)

Além disso, não há profissionais capacitados nas escolas ou nas clínicas públicas de saúde (Cuidado com esse tipo de afirmação. Reestruture essa ideia) responsáveis pela saúde mental dos adolescentes (Vírgula) prejudicando aqueles que são menos abastados e não são capazes de pagar por um tratamento particular. (Abordagem superficial)

Dado o exposto, cabe ao governo federal elaborar atráves do Ministério da Saúde campanhas que visam a prevenção do suícidio, indo até as escolas e universidades. Como também, o Estado deve ser responsável pelo controle do noticiário nacional conforme as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) que procuram minimizar as notícias relacionadas ao suicídio, (Sem vírgula) em razão daqueles que estão mentalmente fragilizados. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos