Mundo de aparências

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/07/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) (Vírgula) o suicídio é a segunda causa de morte entre os jovens em todo o mundo. A informação é preocupante, pois significa que uma grande parte dos jovens vê no fim da vida a única forma de encerrar seus problemas. (Desenvolvimento limitado. Apresente a tese)

As causas de um suicídio podem ser diversas, como ansiedade, depressão, tristeza, solidão. Em um mundo movido pelo entretenimento e aparências, a descoberta de uma tentativa de suicídio muitas vezes é percebida tarde demais quando não há mais forma de reverter à a situação. É preciso que amigos e parentes estejam atentos a possíveis sintomas que o jovem apresente (Vírgula) a fim de auxiliá-lo a repensar caso esteja pensando nesta possibilidade.  (Discussão superficial. Reestruture e desenvolva mais)

O suicídio não é “frescura” ou para chamar atenção (Vírgula) e sim uma atitude tomada por alguém que não vê mais razões para persistir. Esta questão precisa ser debatida pelas principais autoridades do mundo (Vírgula) a fim de diminuir os números tão altos de morte por este motivo. É preciso que ocorram campanhas e divulgação do assunto nos principais meios de comunicação para que todos entendam a seriedade do problema. (Discussão superficial)

O suicídio não afeta somente o infrator, e sim todos que convivem com o jovem que optou por isto, a pergunta do porquê da escolha e culpa por não ter descoberto antes ronda a amigos e familiares. É importante saber a importância do assunto nos dias atuais e entender como ele afeta a sociedade em geral. (Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos