Caminhos para combater o suicídio entre jovens.

Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/07/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Produzida na década de 30, Gloomy Sunday ( Domingo Sombrio) é tida como a música mais triste do mundo, visto que foi responsabilizada por pelo menos 100 suicídios. Hodiernamente, este fato assemelha-se do ao auto alto crescimento na taxa de suicídios entre jovens, estes ocasionados por doenças psicológicas. Soma-se a isso, (Sem vírgula) a persistência do suicídio como um tabu na sociedade. (Desenvolvimento superficial do parágrafo de introdução. Desenvolva mais e apresente a tese)

Segundos dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio. Tal informação comprova a constância na qual transtornos psicológicos e psiquiátricos se faz presente na sociedade de tal maneira que suas vítimas se vejam ''sem saída'' , do mesmo modo que Heath Lodger, mais conhecido por atuar como o ''Coringa'', fez ao se suicidar com 28 anos de idade. O mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade) sofria de diversas controversas mentais, como a depressão e ansiedade. (Desenvolvimento superficial. Explore mais as discussões)

Ademais, o ato de suicidar persiste como um tabu diante do convívio social (Por quê? Explore mais essa ideia no texto). Decorrente deste contexto, vítimas se sentem, (Sem vírgula) envergonhadas e (Vírgula) por conseguinte, sem o apoio emocional necessário. Em consequência deste cenário, o CVV (Centro de Valorização da Vida) (Vírgula) órgão responsável por dar apoio e ouvir vítimas de pensamentos suicidas, criou o número telefônico gratuito 188, a fim de proporcionar apoio emocional mais abrangente e efetivo. (Desenvolvimento limitado)

Por fim, é indispensável tomar medidas a fim de remediar os prejuízos enraizados. Psicólogos (Vírgula) juntamente com psiquiatras e profissionais da área, deverão conscientizar a população sobre o suicídio e seus indícios, (Sem vírgula) através de palestras e campanhas preventivas. Assim como, (Sem vírgula) a mídia deve fazer uso de cartilhas e propagandas informativas outrora preventivas, (Sem vírgula) obtendo (Vírgula) por fim, resultados satisfatórios no decréscimo de casos suicidas. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos