Tema: O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 04/07/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na crise de 1929, várias pessoas se mataram por medo de não conseguir sustentar sua família (Cuidado com a ambiguidade). Porém, o que descola (?) a sociedade, e principalmente os jovens do século XXI, são as famílias más estruturadas, fato que interfere diretamente no psicológico do ser humano. Além disso, a cobrança excessiva por parte dos responsáveis de um sucesso imediato causa frustações nos jovens. (Reformule as discussões no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)

De acordo com a sociologia, a família é o principal pilar na formação social de um indivíduo.O lar é o lugar onde se ouve o primeiro elogio, crítica, que se aprende a ter respeito pelos outros e por si mesmo. Com isso, quando a criança cresce em um local desarmonioso, ela se torna um adolescente "problemático", que vai mal na escola (Vírgula) e provavelmente não terá fortes vínculos afetivos. (Discussões superficiais. Reestruture e desenvolva mais)

 

 

 

 

Dados do Ministério da Saúde revelam que, no Brasil, o suicídio de pessoas entre 15 e 19 anos aumentou 20% de 2011 a 2016. Nessa faixa etária, é comum a exigência dos pais, amigos, por um triunfo que ainda não é o momento de acontecer. E quando não conseguem o êxito com a rapidez esperada, acabam achando que não conquistaram mais nada e que não acrescentam em nada no mundo. (Discussão superficial. Apresente mais dados, explore mais as ideias no texto)

 

 

 

 

Diante do exposto, é de suma importância a intervenção psicológica para o bem do público juvenil. O Ministério da Educação (MEC) deve implantar orientadores em todas as escolas, com o intuito de ajudar os alunos com seus problemas pessoais, como também contribuir para escolhas de seu futuro sem a influência de ninguém. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção) 

 

 

 

 

 

 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos