A verdade não mente
Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais
As Faces News fake news, hoje, são um problema mundial. Mentirosos profissionais usam as redes sócias sociais para espalhar notícias falsas, mentiras, calúnias e difamação de pessoas públicas e comuns por raiva, inveja, maldade ou dinheiro. Por causa desse tipo de conduta nas redes sócias sociais, Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos da América. E hoje barbariza o mundo com sua mania de ser grande sem esforço. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução e apresente a tese)
O Brasil não ficou atrás em usar a internet para o mal! (Reformule essa ideia) Foram tantas mentiras sobre Dilma Rousseff, a presidente legalmente eleita no Brasil (Vírgula) com mais de 54 milhões de votos. Que conseguiram convencer o desavisado povo brasileiro que ela era a raiz de todo mal, que bastava arrancá-la da presidência que o país se tornaria uma Dinamarca (Reformule essa discussão). Triste engano, malditas mentiras. E agora? Será que o povo aprendeu? O que fazer com essa rede de noticias falsas? Como lidar com esse problema hoje? Será que tem solução? Como combater o mal com o bem? (Evite esse tipo de construção. Reestruture e desenvolva mais)
O motivo que leva uma pessoa a deixar sua vida de lado e viver na net internet, compartilhando noticias falsas, ofensivas, destrutivas e desnecessárias não se sabe, mas talvez a solução esteja com ela (Reformule essa ideia). Existem milhões de coisas que podem destruir o mundo. E somente uma pode salvar o amor! Amar é um ato irreversível! (Reformule essas discussões)
Diante do exposto (Vírgula) é de primeira necessidade que seja implantado um código de conduta online, com regras, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) penalidades se descumpridas, como na vida real o respeito não pode faltar, porque palavras erradas podem ferir mais que um tapa (Problemas na construção de sentido). O governo, a sociedade e os administradores dos sites de relacionamentos devem de comum acordo estipular regras e punições para que o convívio online seja harmônico, pacifico, respeitoso e feliz. E que o conflito seja resolvido em um ambiente real, olhando nos olhos e nunca em uma tela. (Apresente a proposta de intervenção)
Correção tradicional
| Critério | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 400 | Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação. |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |