Fakes news versus eleições

Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/06/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As fakes news, ou informações falsas, mostraram-se ser uma má influência nas recentes eleições internacionais. Já aqui, com as disputas nacionais se aproximando, o Brasil ainda não possui uma única medida que possa evitar que essas hoaxes façam o mesmo. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução)

No Brasil (Vírgula) não há o monitoramento de sites para que a propagação das desinformações sejam coibidas antes que elas atinjam os leitores, aqui também não dispõem de uma lei que responsabilize as diversas plataformas por exibirem tais hoaxes (Reestruture). Entretanto, ao contrário do Brasil, a Alemanha fez o seu dever de casa (Reformule essa ideia). O país europeu agora obriga a todos os provedores de internet a ser responsabilizarem por todos os conteúdos postados nos sites, ou seja, eles terão que avaliar se o que está sendo transmitido ao público é de fato verossímil ou não. Está aí, um belo exemplo a ser seguido, afinal de contas as eleições já estão a caminho e o pais não tem se quer um plano de contingência para evitar a enxurrada de informações falsas (Reformule essa ideia).

Como consequência dessa falha, as fakes news poderá contribuir para o destorcimento de bons e verdadeiros posicionamentos de um certo candidato político (Reformule), fazendo-o não só perder popularidade, mas também o pleito eleitoral. Ou ainda, favorecer para que um determinado concorrente (Vírgula) que tenha um ideal político completamente antidemocrático,  assuma (Vírgula) então (Vírgula) o poder deste país, como o que supostamente ocorreu nas eleições presidencialistas norte americanas, que infelizmente, devido a influência das desinformações, cominaram (Vírgula) portanto (Vírgula) para a eleição de um político inteiramente radical. (Delimite e desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Portanto, o Brasil deve ser mobilizar o quanto antes para evitar a grande tempestade de hoaxes que todos estão prestes a vivenciar. Para isso, a justiça eleitoral deve unir-se ao poder legislativo para elaborarem leis que punam com multas e suspensões todos os sites que forem identificados exibindo falso conteúdo informativo. Essa medida pode até soar como antidemocrática, pois fere a liberdade de expressão, no entanto, quando algo ameaça não só a integridade, mas também a verdade e a transparência do regime democrático, como é o caso das fakes news, abre-se então uma exceção para que próprio seja defendido(Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos