Fake News suas causas e consequências

Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/06/2018
Nota tradicional: 450
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em tempo de eleições todos procuram estar informados sobre os partidos e seus representantes a para presidente, governador e deputados, (Ponto final) Os meios de comunicação possuem grande influência nas eleições e (Vírgula) inclusive (Vírgula) nos candidatos, a intenção dos meios de comunicação é deixar o povo (Reformule essa ideia) atualizado com informações, algumas verdadeiras e outras não. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

Informações diluídas pelos meios de comunicações à população em geral , muitas vezes (Vírgula) não coincidem com a verdade, as falsas viajam na mesma rapidez que as verdadeiras (Vírgula) e muitas vezes até mais rápido (Ponto final) e Nos dias atuais chegam com facilidade ao povo, e como que muitas vezes os mesmos (Use quando houver ideia de igualdade) aceitam o que primeiro veem sem antes pesquisar (Vírgula) e acabam tendo a informação errada. (Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

E não é só na política que existem as fake news, figuras privadas também sofrem, (Sem vírgula) com mentiras e difamação postadas na web e quando uma outra pessoa qualquer compartilha algo parecido está confirmando que aceita isso (Reestruture)

A responsabilidade de combater as fake news é de todos. Os meios de comunicação precisam parar com a produção de notícias falsas e inibir a propagação destas, os órgãos públicos precisam fiscalizar e punir os responsáveis pelas fake news. E os usuários precisam ter senso crítico para identificá-las, procurando as notícias em sites diferentes, ouvindo pessoas diferentes, esse senso critico deve ser incentivado pelo governo e pelas empresas. (Reestruture. Proposta de intervenção superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 450 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos