A mentira sendo cão guia

Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/06/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O combate às pseudo-informações é extremamente necessário para o acontecimento de eleições justas. É indubitavelmente indiscutível (Redundância) a força de manipulação das grandes massas contidas nesse tipo de material; (Ponto final) Logo, isso é evidente ao acessar a internet, onde milhares de informações circulam livremente sem a menor fiscalização a respeito da sua veracidade. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução. Apresente a tese)

No que se refere às grandes massas de manobras, encontra-se a maior parte da população, (Sem vírgula) vítima dessa prática, que acaba sendo influenciada, muitas vezes (Vírgula) por não questionar a vericidade dos fatos afirmados em determinada fonte; (Ponto final) Pode-se citar o exemplo do Dr. Enéas Carneiro, presidenciável em meados de 1990, o qual era taxado de louco em meios de comunicações, por ter ideias consideradas extremas, acarretando o enfraquecimento de sua candidatura e tendo sua credibilidade reduzida. (Abordagem superficial das discussões)

Além disso, o avanço tecnológico permite o acesso a um mundo virtual que é, sem dúvidas (Vírgula) muito vantajoso, mas ao mesmo tempo, (Sem vírgula) pode ser agudamente prejudicial; (Vírgula) pois qualquer pessoa possuindo acesso a essa dimensão, (Sem vírgula) consegue criar notícias e apontar o fato desejado, verídico ou não, seja ele para denegrir ou mesmo favorecer algum candidato injustamente. Portanto (Vírgula) a manipulação é real; (Ponto final) Nota-se ao acessar o navegador de internet, onde se tem diversas páginas midiáticas com notícias e resultados tendenciosos (Vírgula) e fontes muitas vezes não confiáveis.

Logo, o combate a esses meios ilegais é de suma importância, visto que o futuro está diretamente ligado à internet. O que pode e deve ser feito é a conscientização das pessoas na hora de pesquisas a respeito dos candidatos, procurando meios diferenciados, não se deixando levar por uma única informação aleatória vista; também deve ocorrer no meio cibernético, (Sem vírgula) o investimento em uma maneira de policiar informações falsas; (Ponto final) E, por fim, tornar esse tipo de propagação difamatória, (Sem vírgula) uma atitude ilícita. (Proposta de intervenção superficial. Desenvolva mais)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos