Transmissões viáveis e irredutíveis

Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/06/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A fake news, expressão exportada da língua inglesa, vem progredindo no decorrer dos anos é e se popularizando de maneira negativa, devido o quantitativo (Reestruture essa ideia) de notícias falsas atribuídas no dia-a-dia dia a dia em meio social, na maioria das vezes comprometendo ou difamando imagem de indivíduos, causando transtornos e frustrações de maneira irreversível. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução e apresente a tese)

Frequentemente se acompanham notícias transmitidas de variadas procedências, muitas dessas divulgadas sem fontes confiáveis com intuito de prejudicar alguém/algo, persuadindo e manipulando o leitor, promovendo caos social. (Desennvolvimento limitado da discussão apresentada. Reestruture)

A Plataforma digital é um dos meios mais fáceis de obter informações enganadoras, devido conter um amplo âmbito de acompanhamento diário da população de todas as faixas etárias. A política ganha parte nisso através de candidatos caluniando seus concorrentes em ano de eleições, manipulando a população ou deixando-a contra o partido rival através da fake news, diante disso a sociedade acaba se tornando verdadeiros fantoches humanos. (Reestruture as discussões apresentadas)

Diante dos fatos supracitados vê-se que a notícia influencia bastante nessa era digital e tecnológica, se tornando algo muito amplo e incontrolável de se lidar (Reformule essa ideia). A fim disso Desse modo , medidas devem ser tomadas, (Sem vírgula) onde através de fiscalizações, (Sem vírgula) para que se tenha um maior controle desses problemas causados por notícias farsantes (Reestruture essa ideia), e é cabe ao leitor atenção quando se deparar com uma notícia de procedência duvidosa. (Reestruture o parágrafo de conclusão)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos