A propagação das fake news no Brasil

Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/06/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que as fake news geram transtornos e espalham-se rapidamente nas redes sociais, afetando a sociedade e exercendo a democracia para cometer esse crime, como a eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos (Vírgula) em 2016 (Reestruture essa ideia). Portanto, há formas de evitar notícias que não são verídicas e que podem causar diversos impactos em todas as instâncias, seja no meio político, econômico, cultural e social. Como o Brasil está em período de eleições, as autoridades vêm fiscalizando e punindo sites ou perfis que estejam propagando notícias falsas, evitando com que o cidadão não tenha dificuldade para escolher o seu representante. (Delimite e apresente a tese)

Em 2017, presenciamos (Evite primeira pessoa) inúmeras informações que circularam na internet (Vírgula) e que depois de investigados, tiveram a conclusão de que não passavam de boatos, como o caso do STF (Supremo Tribunal Federal) que foi acusado de autorizar os Estados Unidos a monitorar mensagens do whatsapp de todos os brasileiros (Vírgula) e também quando anunciaram que a marca de refrigerante Pepsi estamparia a foto de Jair Bolsonaro em suas latinhas (Cuidado com a ambiguidade) em resposta a marca concorrente coca-cola, que estava estampando fotos de alguns artistas, como Pablo Vittar, mostrando que Jair Bolsonaro estaria pregando o ódio contra o público gay. Muitas dessas noticías falsas que vemos (Evite primeira pessoa) constantemente na mídia, tem origem de fontes desconhecidas e não possuem reconhecimento nacional, mas que estes possuem grande destaque e chamam a atenção de quem está lendo, o que pode ocasionar em diversos problemas, até mesmo judiciais. (Delimite as ideias apresentadas. Articule mais os argumentos)

Com tudo isso, tem-se a percepção do que as fake news podem gerar no mundo todo e o estrago que podem causar as empresas e grandes instuições (Reestruture essa ideia. Esses estragos não estão tão evidentes no texto, desse modo, desenvolva mais). Enfim, o que deve-se fazer é inibir e identificar quais notícias são verdadeiras ou falsas, acessando apenas sites confiáveis. Vale ressaltar também que, (Sem vírgula) o que está nas redes virtuais nem toda vez será um fato real, até porque, (Sem vírgula; reestruture) nem tudo que é compartilhado é exclusivamente uma reportagem objetiva e exequível. (Proposta superficial)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos