Tema: Informação e sociedade: o combate às fake news em ano de eleições presidenciais

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/06/2018
Nota tradicional: 550
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ano de 2018 marca um ano especial para a sociedade (Vírgula) pois é quando acontece as eleições presidenciáveis presidenciais. Com isso, é imprescindível que haja transparência nas informações e que seja feito o combate das fake news que visam burlar a ética do processo eleitoral.

Com o objetivo de denegrir, influenciar negativamente ou chamar a atenção, as fake news (Vírgula) ou também conhecidas como notícias falsas (Vírgula) são propagadas em larga escala em vários lugares do mundo (Vírgula) contando com ajuda do avanço da tecnologia e das mídias sociais. Contudo, disseminar conteúdos sem embasamento verídico pode ocasionar sérios problemas envolvendo a falha de comunicação (Quais são esses problemas? Explore essa discussão no texto).

As possibilidades em de tomar decisões baseadas em informações infundadas em que não há conhecimento sobre sua (Cuidado com a ambiguidade) procedência é grande. Sendo assim, as eleições previstas para este ano merecem muita atenção (Vírgula) pois trata-se de um acontecimento importante que requer a participação e o poder de escolha do povo (Vírgula) a fim de eleger um representante capacitado para gerir o país com qualidade. Caso uma escolha seja feita tendo como referência a propagação de fake news será que há possibilidade disso ocorrer (Reestruture essa ideia)(Apenas expõe fatos que não são desenvolvidos)

Logo, impera a necessidade de que as pessoas se mobilizem acerca de todas as informações que recebem, buscando averiguar sua procedência, não compartilhando conteúdos de fontes inseguras. É importante também que seja promovida uma ação de conscientização pública por meio da mídia e das escolas (Vírgula) para que assim possamos (Evite primeira pessoa) vislumbrar um futuro com mais transparência. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 550 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos