A superação pelo esforço

Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/05/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É indiscutível que, (Sem vírgula) para superar os desafios encontrados atualmente, o negro passa por situações de maiores dificuldades que o não negro (Reestruture essa ideia). De acordo com o problema mencionado (Evite esse tipo de construção), destacam-se alguns caminhos de superação para essa situação, como o esforço maior pelo estudo e a procura por áreas de trabalho que têm índices menores de segregação racial. (Reformule essa ideia. Desenvolva mais a proposta de intervenção e apresente a tese)

Sabe-se que os indivíduos de pele escura no país têm de se esforçarem mais para mostrar a uma minoria que são capazes igualmente aos brancos. Eles acabam por vir de situações de vida muito inferiores aos que nasceram com pele branca, além disso, a política pública de educação de base não é favorável (Reestruture essa ideia). Por isso, o negro muitas vezes procura estudar a mais para igualar e se qualificar da mesma forma de um que teve condições e entrar no mercado de trabalho ou na Administração Pública por meio de concurso público. (Reestruture essa ideia. Desenvolva mais, pois a discussão está limitada)

Ademais, quando não conseguem se qualificar de maneira satisfatória, pois nem sempre todos têm o mesmo ímpeto, entram em uma zona limítrofe de pessoas que são iguais a eles (Reestruture essa ideia). Inegável dizer que algumas áreas, principalmente, (Sem vírgula) de cargos de alto escalão (Vírgula) tenham pessoas desse tom de pele, desse pressuposto motiva-se a segregação racial. Por isso, os afrodescendentes procuram o mesmo círculo social (Abordagem superficial), para que tenham sua dignidade preservada. (Abordagem superficial do tema. Reformule as discussões apresentadas)

Por fim, os negros podem seguir o caminho da educação, por meio do estudo, (Problemas na construção de sentido) para que tenham menos dificuldades a serem superadas, o que não diminuirá em curto prazo. Dessa forma, a partir de uma política pública (Qual?) na base educacional, os governantes poderão pensar melhor em trilhar por novos paradigmas no combate da à separação racial, de forma a gerar uma maior expectativa de grandes seres humanos, a fim de projetar um novo país mais próspero. (Proposta de intervenção superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos