Brasil e o pensamento retrógado

Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/05/2018
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É indubitável, (Sem vírgula) que o Brasil apresenta grande diversidade étnica, por conta disto é considerado um país miscigenado. Contudo, os vestígios da colonização e de um grande período de escravatura ainda eclodem em dias atuais. A sociedade brasileira é convidada a resolver uma questão, a permanência de pensamentos étnico-raciais no século XXI. (Evite esse tipo de construção. Reestruture e apresente a tese)

Durante o século XIX, o francês Arthur Gobineau, mais conhecido como Conde de Gobineau, propagava ideias nas quais defendia que o homem branco representava a inovação e a miscigenação enfraqueceria o país. Ainda hoje muitos cidadãos acreditam e defendem a mesma tese, isso é refletido em dados que apontam a grande desigualdade racial e altos índices de violência (Apresente esses dados no texto). De tal modo, é nítida a falha governamental no cumprimento do Artigo 5 da Constituição (Vírgula) que alega igualdade de todos perante a lei, sem nenhuma distinção. (Ideias pertinentes, porém abordadas de maneira superficial)

Ademais, o período de escravidão representa 300 anos de um povo que (Vírgula) ainda hoje, é inferiorizado (De que maneira? Desenvolva essa ideia no texto). A teoria de Émile Durkheim (Qual? Apresente no texto) pode explicar a permanência de pensamentos retrógados, a tese de que a sociedade segue um parâmetro coletivo de pensar e agir ilustra os comportamentos passados de geração em geração. É necessário reconhecer o problema e agir, já que o preconceito e a discriminação são fatores de extrema relevância perante a desigualdade social e índices de violência. (Abordagem superficial do tema)
 
É inquestionável que a educação representa o principal meio de eliminar visões individualistas e retrógadas. Sendo assim, cabe ao Governo assegurar e promover um ensino qualificado aos alunos de nosso país. Por conseguinte, o não comprimento das leis brasileiras (Quais?) devem ser severamente repreendidos, para que assim, um Brasil sem vestígios de um passado sombrio, (Sem vírgula) deixe de ser utopia. (Proposta de intervenção superficial)




 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos