Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/05/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente (Vírgula) pode-se perceber que após 130 anos depois da abolição da escravatura, os negros ainda enfrentam a desigualdade e o preconceito; isso se evidencia não só ao acesso a bons empregos, salários e cargos de chefia (Vírgula) como também ao ingresso em uma faculdade. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

De acordo com a pesquisa divulgada pelo Ministério do Trabalho, a média de salário entre negros formados é de R$ 3.777,39 contra R$ 5.589,25 de brancos, quantia 47% maior. É possível afirmar que a segregação no ambiente profissional persiste, apresentando em formas de remunerações menores e cargos sem status de liderança, visto que (Vírgula) na visão dos gestores, acreditam que isso se deve a falta de qualificação e de interesse pelos cargos, porém muitos com grande formação intelectual sofrem com a resistência para alcançar posições de direções tendo que provar muito mais a sua competência (Evite esse tipo de construção). (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)

Além disso, (Observe a importância do uso de termos anáforicos para construir o sentido) encontra dificuldades para entrar na universidade (Vírgula) e quando ingressam ainda enfrentam a discriminação racial. As cotas e o Programa Universidades para Todos deu mais oportunidades ao ensino superior, no entanto, é clara a presença maciça de brancos nessas instituições. Perante a esses fatos, nota-se que há um longo caminho a percorrer para a igualdade, pois as heranças da escravidão mantêm na memória cultural dos brasileiros o preconceito. (Delimite e desenvolva mais)

Desse modo, visando um país mais justo, é preciso superar os desafios encontrados pelos afro-descendentes na sociedade. Para que tenham os mesmos direitos, seja à educação, saúde e trabalho; (Vírgula) o governo não deve só criar leis (Essa ideia não foi explorada no texto) e estabelecer normas para combater o racismo, mas também ter mais rigor na punição; (Sem dois pontos) e fiscalizar as injustiças salariais com denúncias e multas nas empresas. Ademais, deve com programas sociais reeducar a sociedade e ensiná-la em escolas e ongs Organizações Não Governamentais (ONGs) com palestras e reuniões. Não só o governo deve fazer sua parte, como todos nós (Evite ideia de primeira pessoa), brasileiros, temos (Evite primeira pessoa) responsabilidade social. Dessa forma, podemos (Evite primeira pessoa) trabalhar por um país mais igualitário e justo. (Reestruture a proposta de intervenção)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos