Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/05/2018
Nota tradicional: 500
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ideias de igualdades e liberdade iniciou-se iniciaram-se principalmente no século XVIII, com os pensadores iluministas, e vêm sendo discutida até hoje. No Brasil (Vírgula) essa discussão chegou no ponto crítico, especialmente em relação a discriminação sofrida pelos negros. Visando isso é manifesto a preocupação para as resoluções em relação aos desafios encontrados pelos negros atualmente. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)

De acordo com o Artigo 5° da Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos são iguais perante a lei (Em caso de citação, use aspas). Nessa situação, como pode ser percebido diante dos dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, que aponta que 71,4% das 49,3 mil vítimas de homicídios em 2011 eram negras, o que corresponde a 35,2 mil assassinatos, de que o direito de igualdade e segurança que deveriam está sendo concedido, não está sendo aplicado a eles. (Problemas na construção de sentido. Delimite e desenvolva mais)


Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população negra (Vírgula) formada por pretos e pardos, de acordo com a nomenclatura adotada pelo (?) é maioria na longa fila do desemprego e ganha 56% do rendimento médio dos brancos, segundo os últimos dados do instituto. Em suma, isso demonstra a desigualdade social em que os negros convivem no seu (Evite ambiguidades) cotidiano, dando ênfase para a preocupação para mudar essa situação brasileira. (Desenvolvimento limitado. Reestruture)

Segundo Nelson Mandela (Vírgula) a igualdade social é a base para felicidade humana. Diante disso, as instituições, em parcerias com o estado, mídia e ONGs (Organizações não governamentais) devem promover o pensamento crítico, (Sem vírgula) por meio de palestras, projetos, campanhas publicitárias, tendo em vista a conscientização da importância do respeito (Vírgula) e é de muita relevância um maior diálogo entre pais, filhos e escola, dessa forma de acordo com Nelson Mandela (Informação dispensável) para criarmos (Evite primeira pessoa) uma base para felicidade humana. (Proposta superficial)
 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 500 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos