A importância da igualdade racial

Tema: Caminhos para superar os desafios encontrados pelos negros atualmente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/05/2018
Nota tradicional: 400
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Com as descobertas e colonizações da América, o negro ganhou características inferiorizantes para a população dominante (Vírgula) e mesmo após a Abolição da Escravatura (Vírgula) em 1888 (Vírgula) o negro ainda sofre com a discriminação racial no Brasil e no mundo. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução e apresente a tese)

Mesmo com a garantia de igualdade resguardada pela Constituição, o negro (Use sinônimos) ainda é inferiorizado em setores básicos, (Sem vírgula) como na educação e seletivas de trabalho (Desenvolva mais). Essa segregação racial motivou diversas revoltas no mundo todo,exemplos disso foi o Apartheid na África do Sul, os panteras negras nos Estados Unidos e os quilombos no Brasil colonial. (Abordagem superficial do tema)

Graças a medidas tomadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), e por outras instituições governamentais e não-governamentais (Vírgula) a desigualdade racial diminuiu significadamente (Vírgula) mas mesmo assim a maioria da população negra ainda sofre com as desvantagens em relação às pessoas brancas (Quais? desenvolva mais essa ideia no texto).

Portanto, para tornar essa desigualdade menor é preciso que haja a integração dos jovens negros na educação e na área de trabalho (Vírgula) como também palestras para a conscientização da população sobre a importância da igualdade racial e as causas que essa desigualdade trás traz para todos. Dessa maneira (Vírgula) o mundo conseguirá avançar ao invés de retroceder a um estágio primário. (Proposta superficial. Desenvolva mais)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 400 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos